quinta-feira, 5 de maio de 2011

App cria modelos 3D animados no iPhone

Imagine sacar seu mais novo gadget da Apple do bolso durante uma festa para, no lugar de uma foto, fazer modelo 3d da pessoa na sua frente?

Graças a invenção do pesquisador Grant Schindler, da Universidade georgia Tech, é possível fazer isso com um simples aplicativo disponível na App Store.

O Trimensional foi desenvolvido para criar modelos tridimensionais de pessoas ou objetos e transformar essas informações em um vídeo ou giff animado. Também é possível dar zoom ou girar as imagens, além de enviá-las por e-mail.

A grande sacada do aplicativo é que ele utiliza a própria tela dos dispositivos para iluminar os objetos com quatro padrões de luz diferentes, enquanto a câmara frnotal tira fotos. O registro em diferentes condições de luz acaba gerando um modelo 3d, mas só funciona em aparelhos novos da maça, como iPhone4, iPad 2 ou os novos iPod touch.

Essa técnica de 3d foi originalmente criada nos anos 80, mas precisava de um arranjo caro de luzes e exigia que o modelo ficasse parado por muito tempo para que funcionasse. O Tridimensional automatizou esse processo. É como se, ao iluminar as imagens, ele perguntasse a cada pixel "como esta imagem fica se iluminada pela esquerda?", e assim por diante.

O app começou um programa de computador em 2008, e sua primeira versão mobile foi liberada em janeiro deste ano. Ela permitia o envio do material via e-mail, porém, diferentemente da segunda versão recém lançada, não conseguia fazer animações.

O custo dessa brincadeira é de US$ 5 e os pesquisadores prometem, em breve, uma versão para aparelhos com Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário