sexta-feira, 15 de julho de 2011

Iveco e o primeiro simulador de caminhão do Brasil


A Iveco inovou mais uma vez no mercado de veículos comerciais ao criar o primeiro e mais fiel simulador de caminhão adaptado dentro de uma cabine original. A ação complementa a estratégia da montadora para o lançamento do seu mais recente produto, o Stralis NR Eurotronic, que de forma inédita no mercado foi comparado a um avião por sua arquitetura tecnológica e pela exclusiva transmissão automatizada de 16 velocidades.

O resultado é uma mais modernas tecnologias de desenvolvimento de jogos, possibilitando a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado.

A caixa do caminhão é comandada por botões, fator que também aproxima o mundo do caminhão ao da aviação. O projeto, com 95% de originalidade, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Iveco, a agência Domínio Público, a Edag e a Pixellabs.

A Iveco utilizará o equipamento em feiras e exibições em todo o País. “Para construir o conceito de um caminhão associado ao universo da aviação, criamos algo que envolvesse e explicasse exatamente o que um mundo tem a ver com o outro. E o simulador foi criado para completar essa estratégia, já que é uma ferramenta usada, também, para o treinamento de aviadores. Isso explica porque grande parte da campanha está concentrada nos aeroportos”, explica Gustavo Lotufo, diretor de Planejamento da Domínio Público Comunicação.

O simulador foi adaptado dentro de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic, o caminhão extrapesado da Iveco. O “jogo de direção” funciona com um trajeto projetado no vidro frontal da cabine por meio de um retroprojetor externo. Para dar a sensação de realismo, foi aplicada ao vidro uma película especial Vikuit (fornecida com exclusividade pela 3M) para escurecer totalmente o vidro e intensificar a projeção, com ganho de luminosidade e contraste na imagem.

A impressão visual é a de um cinema interativo. “A imagem é muito mais viva dentro da cabine e ocupa por completo todo o para-brisa”, explica Guilherme Goulart, gerente de projetos da Pixel Labs, empresa que criou o software do jogo e disponibilizou os equipamentos eletrônicos para o simulador. “A sensação é real, e quem experimentar vai entender perfeitamente o benefício da transmissão automatizada”, informa Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco. “Estamos levando para o cidadão comum a sensação verdadeira de dirigir um caminhão estradeiro e acreditamos que esta é uma ação inovadora pela qualidade do produto”.

Colaboração: www.minasmarca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário